0800 721 8533 | stermax@stermax.com.br
Perguntas Frequentes

Esterilização:

Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos. Ressaltamos que este conceito é absoluto, ou seja: ou um material está esterilizado ou não está. Portanto não se pode afirmar que uma autoclave esteriliza “melhor” do que outra.

Comprovação de Esterilização:

Usa-se na comprovação de esterilização indicadores especialmente fabricados para tal. Os mais comuns são os dos tipos químico e biológico. Coloca-se no interior da autoclave e após o ciclo comprova-se a eficácia em atingir aesterilização pelo equipamento.

Autoclave:

Trata-se de um tipo de aparelho que realiza o processo de esterilização através de vapor aquecido e sob pressão. É reconhecido em todo o mundo como o mais eficiente método de esterilização.

Desaeração:

Para atingir as condições ideais de esterilização também é necessária a remoção do ar no interior da câmara de esterilização (desaeração), uma vez que o ar atua como isolante térmico e dificulta a transmissão de energia calórica através do vapor.

Pressão:

Trata-se de um tipo de aparelho que realiza o processo de esterilização através de vapor aquecido e sob pressão. É reconhecido em todo o mundo como o mais eficiente método de esterilização.

Tempo de Esterilização:

Para atingir as condições ideais de esterilização também é necessária a remoção do ar no interior da câmara de esterilização (desaeração), uma vez que o ar atua como isolante térmico e dificulta a transmissão de energia calórica através do vapor.

Temperatura:

Em um esterilizador tipo autoclave por vapor saturado de água, a capacidade de esterilizar é baseada numa eficiente e rápida transmissão de energia calórica através do vapor para os materiais dispostos na câmara de esterilização. Sempre que o vapor entra em contato com algum material mais frio ele se condensa cedendo sua energia calórica a este material que provocará seu aquecimento imediato.

Esta ação será contínua até atingir-se o balanço térmico, quando cessará a troca de calor, porem com a manutenção da temperatura por um determinado período de tempo. As autoclaves Stermax utilizam como padrão as temperaturas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (O.M.S.)

Relação Pressão x Temperatura:

Por um princípio de física quanto maior a temperatura de trabalho maior a pressão no interior da câmara de esterilização.

Relação Potência x Consumo:

A potência de um equipamento elétrico é especificada em Watts. Quanto maior a potência maior o consumo. A eficiência elétrica provem de fato de um equipamento realizar o mesmo trabalho com uma potência menor. As autoclaves Stermax trabalham com potências consideravelmente menores para menor consumo de energia elétrica.

No projeto construtivo e operacional das Autoclaves Stermax foram levados em conta todos os fatores acima expostos. Isto garante uma esterilização eficiente e segura, conforme atestam os milhares de testes individuais, usando indicadores biológicos de esterilidade, realizados durante todo o período de fabricação dos aparelhos.

Cada aparelho antes de ser entregue ao cliente É severamente testado e o mesmo deverá passar por um extenso período de utilização e controle em sua finalidade

Política da Qualidade

A STERMAX busca a manutenção da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade através da melhoria contínua na fabricação e comercialização de seus produtos, visando fornecê-los em conformidade com os requisitos de seus clientes por meio de:
•  Atendimento aos requisitos regulamentares;
•  Comprometimento com a satisfação dos acionistas;
•  Capacitação de seus colaboradores e assistências técnicas;
•  Qualificação e aperfeiçoamento dos seus fornecedores;
•  Ações para aumentar continuamente a qualidade, segurança e eficácia de seus produtos;
•  Monitoramento e satisfação dos clientes;
•  Comprometimento com a Gestão de Risco.

FAQ

A autoclave realiza o processo de esterilização, que consiste em ação térmica para eliminação de todas as formas vivas. Para garantir seu correto funcionamento, antes de iniciar a esterilização, verificar e garantir que os materiais foram lavados com água e sabão específico a fim de eliminar a presença de matéria orgânica (conforme procedimento interno local) e que o equipamento será manuseado por pessoal com capacidade técnica para tal função. IMPORTANTE: Utilizar a autoclave para o fim a que se destina.
A Stermax se preocupa com a integridade do produto, adota políticas de segurança e cumpre com requisitos e procedimentos da segurança de transporte. Todos os equipamentos Stermax saem da fábrica com lacre intacto e sem avarias.

A qualificação de instalação deve ser feita pelo cliente final. Os equipamentos fornecidos pela Stermax são de instalação simples, portanto a fábrica não envia técnico ao local para instalação ou descrição do funcionamento.

IMPORTANTE: Executar a instalação elétrica, hidráulica e de aterramento de acordo com as normas técnicas vigentes e atentar-se para recomendação do fabricante quanto a localização adequada para instalação do equipamento. Para mais informações, consultar o manual do equipamento na parte da Instalação, disponível em: https://stermax.com.br/downloads/, de acordo com o modelo do equipamento.

Qualquer material não resistente a temperatura de 135°C. Verifique sempre as características de resistência do material a ser esterilizado.

Apesar do nome em comum, existem muitos modelos diferentes de autoclaves para os mais diversos usos, indicadas para os mais variados tipos de materiais e serviços de esterilização. Entre os variados tipos de autoclaves recomenda-se especial atenção ao uso pretendido.

As autoclaves Stermax são indicadas para o uso na esterilização de artigos para saúde utilizados em consultórios médicos e odontológicos, serviços de saúde individualizados, serviços de estética, serviços veterinários e outros serviços de esterilização de pequeno porte.

Em caso de dúvida no uso pretendido, entrar em contato com o fabricante do material a ser esterilizado.

A Stermax realiza todos os testes solicitados pela ANVISA no processo de registro dos seus produtos. Se necessário, a validação/ qualificação térmica deve ser feita pelo cliente final, sendo que a Stermax recomenda que o processo siga a RDC 15:2012 (Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências).
As câmaras de esterilização (vasos de pressão) seguem a norma de projeto de construção – ASME 8 divisão 1 e as diretrizes da Portaria INMETRO N°120 de 12 de Março de 2021 – Requisitos de Avaliação da Conformidade para Caldeiras e Vasos de Pressão de Produção Seriada – Consolidado. Para acessar a portaria clicar em: http://sistema-sil.inmetro.gov.br/rtac/RTAC002717.pdf.

A manutenção preventiva varia de acordo com o modelo do equipamento. Para mais informações sobre o que é realizado de manutenção preventiva, acessar o manual disponível em: https://stermax.com.br/downloads/, de acordo com o modelo do equipamento.

Recomenda-se a utilização de assistência técnica autorizada pela Stermax.

Para encontrar a assistência técnica mais perto de você, acessar o site: https://stermax.com.br/assistencia-tecnica/ e selecionar estado e cidade.

Os prazos de manutenção preventiva aniversariam pela data de compra do equipamento na nota fiscal.

A fábrica não oferece garantia a equipamentos que não receberam correta manutenção preventiva, dentro dos prazos e normas estabelecidos no manual do equipamento.

Essa mensagem indica um erro na operação, neste caso, consultar o item Mensagem de Erro no manual disponível em: https://stermax.com.br/downloads/, de acordo com o modelo do equipamento.

Consultar o item Abertura da tampa no manual disponível em: https://stermax.com.br/downloads/, de acordo com o modelo do equipamento.

É normal a ocorrência de pequenas fugas de vapor e gotas pela guarnição de vedação durante o uso, principalmente durante o estágio de pressurização da autoclave. Para mais informações, consulte o manual disponível em: https://stermax.com.br/downloads/, de acordo com o modelo do equipamento.
Verificar se todas as etapas dos ciclos foram realizadas conforme manual disponível em: https://stermax.com.br/downloads/, de acordo com o modelo do equipamento.

Consultar o item Certificado de Garantia no manual disponível em: https://stermax.com.br/downloads/, de acordo com o modelo do equipamento.

Esta solicitação deverá ser realizada diretamente com a nossa Central de Atendimento, através do e-mail sac@stermax.com.br, por atendimento telefônico e WhatsApp – 0800 721 8533 / 41 9 9905-5799, ou com a sua rede de Assistência Técnica Autorizada mais próxima (https://stermax.com.br/assistencia-tecnica/) de posse das seguintes informações: Número da Nota Fiscal, Número de série do equipamento, Modelo do equipamento e motivo pela troca ou devolução do equipamento.